segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Plataforma de Mongaguá.


Pescaria na plataforma de Mongaguá.
Começo este texto com uma frase: Vale a pena conhecer o local, mesmo sem pegar grandes exemplares você vai se divertir.
Visite o local dois dias.

Dia 30/12
Cheguei por volta das 10hs da manhã, o mar estava bravo com ondas altas e uma corrente bem forte. Estava nublado com um vento moderado e a praia cheia de banhistas e surfistas. A plataforma entra 400m para dentro do mar e possui dois braços de 100m para cada lado. Pesquei a uns 350m da entrada, lançando minha linha em paralelo as ondas.
Marinheiro de primeira viaje no local, aprendi muito neste dia:
Iscas para utilizar
Pesca de Fundo: Minhoca de Praia (Compra-se nas casas de pesca em torno do local, R$ 25,00 o pote com muita minhoca congelada no fubá, você descongela e isca ela em anzol pequeno.)
Filé de sardinha, lulas e pedaços de camarão sem casca preço no anzol com elastrico.

Pesca de superfície com boia: de sardinha, lulas e pedaços de camarão sem casca preço no anzol com elastrico.

Pesquei apenas no fundo, colocando uma chumbada triangular bem pesada na ponta preza com girador, outro girador na junção com a linha do molinete, prendendo a linha da chumbada e deste mesmo girador uma linha 0.60 com o dobro do tamanho da linha entre chumbada e girador principal com um anzol pequeno.
Pescando assim, consegue fisgar várias betaras pequenas, disco e bagres, levei alguns para casa. Peguei três baiacus que devolvi para o mar, quem arriscar limpar esse peixe?
Pude observar vários pescadores que passaram a noite no local e levando muito peixe bom para casa, no local dependendo da época do ano e maré pode-se pegar: Betaras, Bagres, Discos, Espadas, Bicudas, Pampo, Carapau, Baiacu, Corvinas entre outros.

Dia 31/12
O mar estava bem calmo, sem ondas altas, sem vento e com pouco sol entre as nuvens. Cheguei 06h da manhã e pesquei até as 10h peguei vários peixes pequenos com minhoca, soltei muitos e trouxe alguns para casa. Ninguém estava pegando nada, depois das 9:30h a calmaria no mar era total e nem biliscar as iscas os peixes queriam. Pesquei com camarão com o anzol mais acima e só peguei um disco, depois dele nada mais.
Arrisquei iscas artificiais de fundo e superfície, mas neste dia o mar realmente não estava para peixe.
Algo que me chamou a atenção foi o descaso e desrespeito da prefeitura municipal de Mongaguá que abandonou a orla e não havia limpeza urbana no local, havia e há até o horário de postagem desta matéria montes e montes de lixo dos banhistas e usuários do local que para ajudar jogam o seu lixo na rua como se estivessem em suas casas.

Espanto ao chegar no local da plataforma e ver a quantidade de lixo.


Peixes do Primeiro dia.


Peixes do segundo dia.


Vista da Plataforma.


Local das pescarias.


Sogro que nem sabe pegar na vara querendo receber os méritos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário